domingo, 8 de fevereiro de 2009

BBB9: Marcelo analisa saída de Léo da disputa


O Dr. Marcelo, que participou do BBB8, analisa a desistência de Leonardo no Big Brother Brasil 9.
Leonardo tem uma personalidade intuitiva e vive num mundo de possibilidades teóricas. Procura explicações lógicas para qualquer coisa que o interessa. No confinamento, os jogadores têm uma tendência natural à persecutoriedade, pois são expostos ao julgamento de milhões de pessoas. Em Leonardo isto pode ter se intensificado em função de suas características de “sonhador”, ou seja, é distante de outros jogadores, parece gastar muito tempo em introspecção, tentando formular teorias.

Este funcionamento possivelmente o fez concluir que falhou em seu esquema tático no jogo: ao indicar Naiá ao paredão acreditou que ela tivesse grande rejeição pelo público, mas ela voltou; também teve amizade pelo eliminado Norberto. Assim, por sua baixa tolerância à frustração, quem temia ser o rejeitado da vez era ele próprio, e isto talvez explique sua vontade em abandonar o jogo, como aquele funcionário que acredita ter feito algo errado na empresa e pede demissão antes que o chefe o demita.

Leonardo também pode ter entendido, precocemente e antes dos demais jogadores, a dinâmica da exposição do reality e suas conseqüências futuras, temendo passar pelo julgamento do público. Ao ter a possibilidade de “libertar” dois concorrentes de um castigo, redime-se com o público e liberta a si próprio inclusive.

Leonardo vivenciou uma experiência única de autoconhecimento e não deve ser julgado covarde, mas corajoso por abrir mão do sonho de se enriquecer facilmente. Há possibilidade de se arrepender mais tarde, quando perceber que não tinha a rejeição que esperava junto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário