O número de filmes exibidos na TV paga brasileira aumentou 30,5% em apenas um ano, revela estudo inédito feito pela PTS (Pay-TV Survey), empresa que monitora o mercado.
O salto é consequência de um novo comportamento dos canais. Para aumentar suas audiências, canais de séries, como Sony, e até de animais, como o Animal Planet, passaram a apresentar longas-metragens.
Como duram cerca de duas horas, mais do que séries e programas (de 30 minutos a uma hora), os filmes mantêm os telespectadores diante da TV por mais tempo, o que eleva o desempenho do canal.
Segundo a PTS, os canais pagos exibiram 2.686 filmes diferentes por mês entre junho e agosto de 2008. No mesmo período deste ano, foram 3.506 longas por mês. O número de canais que apresentavam longas foi de 25 para 32, alta de 28%. No ano passado, em média cada canal mostrava 107,4 filmes diferentes por mês. Neste ano, foram 109,6.
A maior oferta de filmes, no entanto, não significa maior diversidade. Os canais que passaram a exibir filmes têm apresentado títulos já mostrados à exaustão por outros canais. O Animal Planet, por exemplo, exibiu recentemente “K9″, “Tubarão” e “ET”. Tem sido cada vez mais comum uma mesma película passar em canais diferentes no mesmo dia.
O número de estreias (filmes inéditos no canal) também teve forte crescimento. Pulou de 66 em 11 canais de junho a agosto do ano passado para 246 em 13 canais neste ano. As reprises de estreias aumentaram de 2,2 para 3,3 por mês na média.
CRITÉRIO 1
O “Jornal Nacional” exibe nesta semana série de entrevistas com repórteres da Globo. A homenagem, comemorativa dos 40 anos do telejornal, teve um critério: foram convocados os repórteres mais antigos em atuação em cada uma das emissoras próprias (SP, Rio, Belo Horizonte, Brasília e Recife).
CRITÉRIO 2
A série já teve Ernesto Paglia (SP), Sandra Passarinho (RJ), Isabela Scalabrini (MG) e Heraldo Pereira (DF). Hoje será a vez de Francisco José. Na semana que vem, serão entrevistados dois cinegrafistas.
NOVOS TEMPOS
A Globo está veiculando no Rio comerciais da Tele Sena, do Grupo Silvio Santos.
CORTE
Depois de estrear com duas horas e meia de duração, o “Esporte Fantástico”, que pretendia ser o “Esporte Espetacular” da Record, será reduzido a apenas uma hora no próximo domingo. Motivo: não decolou no Ibope -registrou só 1,7 ponto nas últimas edições.
BRISA 1
“Viver a Vida”, próxima novela das oito da Globo, será lançada no próximo dia 12 com festa no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.
BRISA 2
A Globo montará uma tenda com vista para o mar. O local e a cenografia tentarão passar a sensação de que a pessoa está em uma varanda em Búzios (RJ), locação da trama.
Por: Daniel Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário