
OOOPS
por Ricardo Feltrin
Na semana passada, após a vitória do Corinthians sobre o Atlético-PR por 2 a 0, a Globo correu para entrevistar Ronaldo. Dessa vez, no entanto, diferentemente da final do Paulista, o câmera da Globo usou um inusual enquadramento, dando close exclusivo no rosto de Ronaldo o tempo todo.
Assim que isso ocorreu, logo começou a circular, no meio esportivo da TV, entre câmeras de emissoras concorrentes, a teoria de que a Globo usou aquele enquadramento - exibindo um Ronaldo-cabeção - única e exclusivamente para impedir que a emissora mostrasse os patrocinadores de sua camisa: o Grupo Silvio Santos.
Silvio Santos comprou espaço na camisa do Corinthians em peso: estão lá as marcas Tele Sena, Baú da Felicidade e Banco Panamericano. Ronaldo ficou quase três minutos ao vivo, ao final da partida do último dia 6, dando entrevista a Mauro Naves. Mas em praticamente nenhum momento o telespectador viu ali as marcas Silvio Santos.
Procurada por Ooops!, a direção da Globo Esportes nega que exista qualquer "conspiração" ou "boicote" aos patrocinadores do Corinthians. Segundo informou, por meio da CGCom, o citado "enquadramento já foi usado inúmeras vezes. Dessa vez, ocorreu por que Ronaldo tinha muitos microfones em sua testa, "além de uma boca de câmera (alheia) que teimava em aparecer. O padrão Globo é não deixar vazar outra câmera na frente do entrevistado ou qualquer 'sujeira', no linguajar do meio", declarou a Globo.
A Globo diz ainda que "qualquer teoria conspiratória sobre isso vai ser totalmente quebrada nas próximas transmissões".
Ana Paula Padrão diz não temer interferência da Universal
Assim que isso ocorreu, logo começou a circular, no meio esportivo da TV, entre câmeras de emissoras concorrentes, a teoria de que a Globo usou aquele enquadramento - exibindo um Ronaldo-cabeção - única e exclusivamente para impedir que a emissora mostrasse os patrocinadores de sua camisa: o Grupo Silvio Santos.
Silvio Santos comprou espaço na camisa do Corinthians em peso: estão lá as marcas Tele Sena, Baú da Felicidade e Banco Panamericano. Ronaldo ficou quase três minutos ao vivo, ao final da partida do último dia 6, dando entrevista a Mauro Naves. Mas em praticamente nenhum momento o telespectador viu ali as marcas Silvio Santos.
Procurada por Ooops!, a direção da Globo Esportes nega que exista qualquer "conspiração" ou "boicote" aos patrocinadores do Corinthians. Segundo informou, por meio da CGCom, o citado "enquadramento já foi usado inúmeras vezes. Dessa vez, ocorreu por que Ronaldo tinha muitos microfones em sua testa, "além de uma boca de câmera (alheia) que teimava em aparecer. O padrão Globo é não deixar vazar outra câmera na frente do entrevistado ou qualquer 'sujeira', no linguajar do meio", declarou a Globo.
A Globo diz ainda que "qualquer teoria conspiratória sobre isso vai ser totalmente quebrada nas próximas transmissões".
Ana Paula Padrão diz não temer interferência da Universal
Até aqui a maior contratação da TV em 2009, Ana Paula Padrão diz não temer nenhum tipo de influência ou interferência da Igreja Universal em seu trabalho nos próximos quatro anos, onde será a nova âncora do principal telejornal da Record até 2013. A Igreja Universal é a proprietária da emissora.
"Não acredito em interferência porque não estou lá para opinar. Vou apresentar, e também fazer reportagens, ir atrás de histórias, que é o que eu sei fazer. Não tenho função executiva", declara.
Padrão também se diz despreocupada com o fato de que, em passado recente, o departamento de jornalismo da emissora já tenha sido usado para defender interesses da Igreja Universal e seus membros (em ataques à Folha e às Organizações Globo).
Quem é Legal
"Leitura Dinâmica", da Rede TV!
O "Fantástico" e o "Domingo Espetacular" até se auto-intitulam como "revistas eletrônicas", mas nenhum produto jornalístico na TV talvez mereça mais esse título do que o simpático e agradável "Leitura Dinâmica", da Rede TV! É bem editado e muito bem apresentado nas duas versões, matinal e noturna. Pena que a segunda vá ao ar tão tarde. Merecia um local muito melhor na grade.
Quem Irrita
Anatel
É uma vergonha que um órgão tão importante e tão necessário para o consumidor não tenha uma só indicação ou caminho para que o assinante de TV paga tenha como reclamar da tradicional desfaçatez com que é tratado por operadoras e pelos próprios canais.
Falhas técnicas, erros gravíssimos em legendas, descumprimento de horários, repetição "ad infinitum" da programação, incapacidade de atendimento... enfim, entre lá no site da Anatel e veja se acha algum canal de comunicação entre a agência que, supostamente, deve disciplinar as transmissões no país e seus habitantes.
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