Já a outra mãe é Vera Lucia, de Cuiabá (Mato Grosso). Casada há 32 anos com Cairo, é professora, religiosa com perfil bem conservador. Mãe de três filhos, faz tudo por eles. Ela cuida da casa, da família e controla o comportamento dos filhos, que já são bem grandinhos. Atualmente, preside o Lions Clube de Cuiabá e faz trabalhos voluntários e sociais com o grupo. O marido trabalha num barco turístico no Pantanal, realizando passeios pela região e pesca esportiva.
Esses universos tão diferentes vão entrar em conflito em Troca de Família. Uma mãe liberal, dominadora e fetichista vai se mudar para Cuiabá e encarar um estilo de vida regrado e conservador. Já Vera vai ter que mergulhar em um mundo que nunca imaginou existir, trocar o dia pela noite e tornar os homens seus escravos. Na próxima quinta-feira, dia 26, o programa vai exibir o desfecho dessa troca, com o tradicional encontro essas mães tão diferentes.
Nesta terceira temporada, o Troca de Família já exibiu diversas situações polêmicas e ousadas, como a homossexualidade, a deficiência física, problemas com segurança pública, troca entre torcidas de corintianos e palmeirenses, e o contraste de famílias com diferentes classes sociais. Até o momento, esta terceira temporada vem mantendo excelentes resultados de audiência, e registra 14 pontos de média e 26% de share. O resultado parcial da segunda temporada, exibida no ano passado, também foi de 14 pontos de média.
A 3ª temporada de Troca de Família vai ao ar terças e quintas, às 22h45, e tem direção-geral de Johnny Martins e apresentação de Ana Paula Tabalipa.